icon

Acesso aos Resultados

  
icon

Acesso Isolantes

telephone

(19) 3243-4814

Perguntas Frequentes - FAQ

O que significa PCB e como ele “aparece” no óleo?

Resposta: PCB é a sigla de policloreto de bifenila. É um dielétrico sintético e seu uso e comercialização está proibido no Brasil desde 1981. A presença do PCB no óleo ocorre em função de contaminações cruzadas nos processos de recondicionamento de óleos ou reforma de equipamentos. Uma fonte recorrente de óleos contaminados vêm de óleos regenerados, visto que a rastreabilidade destes compostos nestes óleos minerais usualmente não é feita rigosamente.

O que é óleo mineral isolante e qual sua utilidade em equipamentos elétricos?

Resposta: É um hidrocarboneto derivado de petróleo. É empregado como fluido isolante e refrigerante em equipamentos elétricos, tais como transformadores, disjuntos, reatores e etc.

Como saber sobre as condições de um óleo isolante?

Resposta: Através dos resultados obtidos nos ensaios físico-químicos de rotina pode-se emitir um parecer das condições encontradas pela comparação com valores limites estabelecidos nas normas vigentes.

O que é análise cromatográfica e qual sua utilidade?

Resposta: É uma análise da composição dos gases presentes no óleo isolante e serve para avaliar o grau de confiabilidade operacional dos equipamentos, sendo possível determinar a ocorrência de defeitos inicipientes que poderão acarretar em falha da unidade caso nenhuma ação preventiva ou corretiva seja feita em tempo hábil.